10 maio, 2005

Três dias, 1200 kms, 70 litros de gasolina, dormida em 3 cidades diferentes e 724986512548 vezes escutada a música laços dos Toranja!

Partimos 6ª feira para o Porto, dia 22 de Abril, mas temos de admitir que tivemos alguma dificuldade em lá entrar!!! Para além de uma má indicação do hotel não há, em Gaia uma só placa a dizer PORTO!!!! E quando encontrámos uma a dizer desvio... ela desaparecia pouco tempo depois! Eis senão quando um taxista simpático (bem sei que parece incrível) nos deu as indicações correctas... “ASSOBEM A RUA E PASSAM A PONTE NOVA” Bingo, eis o Porto!!! A noite tripeira esperavamos e picamos o ponto no Maus Hábitos e no Passos Manuel, dois bares SUPERRRRR!
No sábado de manhã tivemos a revelação de algo que nos iria acompanhar ao longo da viagem... a qualquer lugar onde chegássemos seríamos os últimos a visitá-lo! Ao Bulhão chegámos às 13h05, tinha fechado às 13h, só deu mesmo para espreitar!
Depois de almoçar (francesinhas e tripas, claro!!!!) partimos para Guimarães, visitámos a zona histórica e o café do anúncio da Super Bock. LINDISSIMOOOOOOOOOOOOOO! Claro que o Castelo de Guimarães fechava às 17h30 e avisaram-nos: “Se querem visitar é agora!!!!” eheheheh Já ouviram falar das calças sexys? A loja que as confecciona encontra-se no centro de Guimarães, lindo!
Rumámos ao Gerês e vimos Braga por um canudo, comme il faut! Fomos acompanhados pela chuvaaaaaaaa na chegada “poética” ao Gerês! A chuva, o rio, o verde e a claridade davam um tom azul-esverdeado ao ambiente... Jantámos bem para carambaaaaaaaaaaaa numa tasca já familiar... quando o “chefe” soube que o Carlos lá tinha estado há 4 anos e tinha bebido um vinho da casa, produzido pelo próprio, este ofereceu-nos a 2ª garrafa!!!!!!!! Aiiiiiiiiiiiiiiiiii! E acabámos a noite com uma passagem pela night do Gerês, num bar com karaokeeeeeeeeeeeeee! Na manhã seguinte “roubada” a chave do quarto rumamos, ainda a chover, ao parque do Gerês até Espanha! O curioso é que na noite anterior o senhor da pensão disse que não precisava do meu BI para a ficha do quarto porque o que poderíamos levar de lá???? A chave, pois acontece muito! Ehehheheh O Gerês é impressionante! Muita vida, muita água, muito verde, uma paz imensa que não se encontra em qualquer lugar! Lindo demais para descrever... Entretanto passámos a fronteira e fomos mandados parar pela “Guardia Civil” que pediu para abrir mala do carro... abriu-se o capot... depois abriu-se a minha mala e nada a registar :- ))))))))) As ervas aromáticas já tinham sido consumidas :- )))) Atestamos o depósito em Espanha e rumamos ao encontro do Rio Lima!
Primeira paragem acidental e não prevista: Lindoso!!!!!!!!!!! LINDOOOOOOOOOOO mesmo! O castelo e a fortaleza são belíssimos, em volta verde, bois e os celeiros típicos do Minho, para a Jacinta: jazigos!!!!!!!!! (Falhou esta aula de história) ehehehehheeh E mais uma vez a zona museológica estava a fechar para almoço! “Querem entrar? ” Vamos pensar"... pouco depois lá estava o senhor a fechar a porta do castelo! Ehehehehheheheh
Lima abaixo ainda confraternizamos com um “boi... oh boi! Paragem em Ponte da Barca para almoçar uma posta barrosã... mesmo quem não gosta de carne tem de dar o braço a torcer pela qualidade daquela! MUITO BOA! E o arroz de feijão com couves e bróculos????? Divinal! E o vinho verde maduro! Um tinto que deixa a língua e os lábios roxos (ao Carlos durou até à noite!) e que é óptimo! Claro que aqui fizemos uma homenagem à Marisa (como a foto deveria demonstrar!) ehehehehheh Passeio ao longo do Lima, sobe ponte, desce ponte, caminha na relva, vê se a água tá fresca para o banho! Próxima paragem Ponte de Lima, passa ponte, passeia no jardim, vê peixinhos no Lima, compra pão de milho bancooooooooooooooooooooooo! DIVINOOO!
Rumo a Viana do Castelo e o susto!!!!!!!!! Entrámos por uma zona bem feia e pensámos que estaria tudo estragado!!!!!!!!! Felizmente não, o centro histórico é LINDOOOOOOOOO, tal como Sta. Luzia um santuário num morro! E iniciamos a nossa visita espiritual! JANTÁMOSSSSSSSSSSSSSSSSSS DIVINALMENTE no Prior! Nouvelle cuisine!!!!!!!!! Fomos tomar um copo a uma antiga sacristia e vimos a paisagem nocturna do topo de Sta. Luzia! Depois do bar decidimo-nos juntar à população que estava no centro da cidade a comemorar o 25 de Abril ao som de música latina! Vínhamos nós a abanar a anca e com os bracinhos no ar “num movimiento sexy” quando a cortina se fechou e terminou o baile!!!!!!! Ehehehhehehehhehe Táva-se mesmo a ver! De manhã acordámos ao som de morteiros da comemoração da liberdade e eu e a Jaci decidimos dar uma caminhada pela cidade... tem tudo! Lojas, zona turística e divertimento! Se não fosse feriado o carro tinha vindo mais carregado com as compras do Carlos!!!!! Ehhehehe Finalizamos a visita em Sta. Luzia onde aprendemos duas novas palavras: “estrumice” e “zimbório”! Contextualizando... Estacionámos o carro, recusámo-nos a comprar uma boneca de lã e responderam-nos: “Hoje só me calha estrumice”! Depois fiquem sabendo que o santuário de Sta. Luzia tem um zimbório nas traseiras!
Saída antes de almoço rumo às praias do norte... BOM!!!!!!!!!!!!!! Só é pena não estar calor :- ) Afife, Âncora, Moledo... boas praias, mas a minha preferida foi Afife! Para terminar Caminha, bonito quando não estiver em obras :- ) E Vila Nova de Cerveira com direito a mostra de tunnings e tudo! Muito bonito a foz do Rio Minho, as serras e as vilas! Lindo mesmo! Depois subimos ao topo de um morro encimado por um Cervo metálico numas curvas assassinassssssss! MAS ABSOLUTAMENTE lindo! Rumamos ao final do fim de semana parando em Aveiro para jantar, quase ser assaltados e depois rumamos em Lisboa... ao som de um programa radiofónico liderado pela Jacinta com a banda sonora de sempre: devolve-me os laços... mas que laços, porra! ehehheeh A seguir faço uma tatuagem... I love Minho!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,simplesmente magnifica esta descrição sobre uma espectacular viagem ao Minho...
Pois é eu sou a Jacinta, a companheira de viagem da Claúdia e claro do Carlos.. Nada mais tenho a acrescentar, a não ser que o nosso Portugal é muito bonito...
Estou ansiosa por mais uns dias para voltar a pegar a estrada, no bom sentido, entenda se...
Alguma sugestão?